sábado, 2 de junho de 2012

Não sigo exemplo torto - Facção X





      A música "Não sigo exemplo torto" faz parte do CD "Não troco minha preta pela branca de ninguém", lançado em 2010 pelos rappers Facção X. Os rappers estão na estrada desde 1993, sempre trazendo músicas com letras fortes e polêmicas. 

      Com todo o respeito aos rappers do Facção X, não concordo com a letra da música.

      Eu entendo que a intenção desta letra é denúnciar o racismo existente no Brasil, que faz prevalecer o "padrão europeu de beleza", fazendo com que se assimile que só a mulher branca é bonita e possuir uma é sinal de sucesso. Isso faz com que muitos negros quando bem sucedidos, busquem mulheres brancas como se essas fossem a prova de seu sucesso, preterindo as mulheres negras que são tão lindas quanto as mulheres brancas, mas não possuem sua beleza exaltada pela midia.

      A intenção de denunciar isto é louvável e necessária, mas acho que a música "Não sigo exemplo torto" exagera ao generalizar que todas as uniões citadas na música foram feitas em cima da busca da "beleza branca", e que todos os negros que se unem com brancas são traidores. Há muitas uniões entre negros e brancos onde o que impera é o amor. São uniões bonitas, estáveis, desinteressadas, e digo isto com conhecimento de causa porque minha avó paterna era branca de olhos azuis, de sangue europeu, e meu avô descendente de escravos. Eles se casaram, tiveram muitos filhos e foram muito felizes. Meu pai também é um negro que se casou com uma branca, eu sou branca como minha mãe, meu irmão do meio é "pardo" e o mais novo negro. E muitos outros exemplos assim vemos na periferia, onde mulheres brancas se unem com homens negros pobres e são felizes.

      Racismo é crime hediondo, e não é separando pessoas negras das brancas que vamos acabar com ele.

      Não é provar que somos todos iguais que queremos? Que somos todos seres humanso e merecemos respeito, independente da cor da pele, cabelo, etc.?  Então por que negros devem se casar só com negros e brancos só com brancos?

      E eu não quero que nenhum namorado negro que eu tenha tido e os que ainda vou ter sejam chamados de traidores, só porque gostaram de mim e eu sou branca!   




 




2 comentários:

  1. Esse CD representa o sofrimento que nenhuma mulher não negra brasileira jamais experimentou. Gosto do Faccao X. Uma galera que acompanho há algum tempo. Se são mal interpretados por muitos negros e negras, imaginem os não negros. Este CD é maravilhoso...

    ResponderExcluir